Sobre

([Palavra + Viado = Palavriado)]


Palavra do Viado

O Palavriado é uma provocação. Para mim, provocar é promover a movimentação das mentalidades e das atitudes. Por que acho que este projeto é uma provocação? Porque ele pretende abordar conteúdos relacionados ao mundo gay, sem estar comercialmente e moralmente ligado há alguma instituição já que os assuntos aqui tratados tem como ponto de partida as minhas experiências. Claro, não dá para negar o viés ideológico das publicações e nem quero. Até porque tudo é ideológico e de certa forma as ideologias se relacionam entre si, logo, haverá sim, conformidades e oposições com discursos e ideologias dos movimentos sociais, da religião, do mercado, da educação, da política, da cultura, enfim, de diversos setores sociais, porém essa é uma marca que quer o desvelar não opacionar.

O Palavriado surge como um espaço para dar voz à voz que por muito tempo me tentaram abafar. É sobre minha pessoalidade, tem impresso a minha subjetividade, no entanto, pode ser sobre qualquer leitor também. Pode ser um espaço de encontro das subjetividades nossas.

Como fui desqualificado constantemente ao longo da minha construção como pessoa, busquei, então, me qualificar. Busquei um sistema o valor que não me davam, nesse sentido, fui estudar, ler, conhecer, me relacionar, buscar me encaixar.

O termo “viado” por muito tempo e, em alguns contextos, ainda é usado como um jeito de desqualificar homens gays, no entanto, a comunidade gay, num ato transgressor, subversivo e de resistência se apropriou desse termo e o ressignificou. Era um desqualificador, hoje para a comunidade é o orgulho, ser viado tem alto valor.

O termo “palavra” a que busca dialogar com a sua etimologia. Na língua portuguesa, a sua origem remonta do latim “parábola” cujo significado é “discurso” ou “fala”, porém, a raiz etimológica do latim parábola está na língua grega “parabole” que na tradução pode ser entendido como “comparação”. O termo no grego é uma junção de para (ao lado) mais ballein (atirar, jogar), ou seja, 2 coisas dispostas lado a lado.

Tradicionalmente, as parábolas se constituíram como histórias de cunho moral, que servia de comparação com alguma situação da vida real (fonte: dicionário etimológico).

Nesse sentido, este blog pretende ser discurso, fala, comparação, uma parábola propondo um olhar diferente da moral tradicional.

Olhando a minha história de vida, eu posso dizer que a palavra de um viado não tem muito valor em muitas situações. Somos constantemente descredibilizados pelos simples fato da nossa sexualidade não atender às imposições de um sistema formulado por séculos. Nesse sentido, o Palavriado tenta ser um espaço para reverberar temas relacionados ao mundo gay a partir das minhas experiências de vida como um homem gay, logo, deixo claro que isso quer dizer que todo o conteúdo produzido e publicado não serve como uma norma para as identidades gays, pode até servir como Baliza, mas jamais como um fixador, porque existe diversos modos de ser gay.

Quero, então, por meio da produção e publicação de artigos, poemas, narrativas, imagens e outros gêneros de texto ocupar um espaço entre tantos espaços dados a outras palavras de outros grupos de pessoas e, assim, fazer reverberar a palavra de um viado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine sempre.